Na última semana iniciei mais uma disciplina no meu programa de pós graduação do mestrado no UFSC: Gestão da Inovação.
Confesso que estava muito ansiosa pela disciplina pela proposta de fundamentação teórica valiosa para minha área de pesquisa. E como um combo perfeito, a disciplina me entrega grandes aprendizados para a vida. É surpreendente cada momento em que
aprendemos algo e novas portas do conhecimento se abrem. ♥
Essa semana estamos adentrando aos conteúdos sobre gestão da inovação, Na leitura do primeiro capítulo do Livro Gestão da Inovação de TIDD (2015), "O que é inovação e por que importa” o autor aborda cases de sucesso de organizações que conseguiram utilizar a estratégia em inovação como fator não apenas de vantagem competitiva frente ao mercado, mas também como promotores de novos padrões de consumo na sociedade.
De maneira didática o autor apresenta cases de empresas como Kodak, Wurth, Apple, e até menciona bandas de rock como Arctic Monkeys, utilizaram os recursos inovativos para ganhar força no mercado, para atingir públicos e também influenciar a mudança de hábitos do consumidor a nível mundial.
No entendimento de que a inovação seja ela executada em qualquer área ou indústria, é necessário que para seja inovador siga alguns critérios e padrões para que seja eficiente e para que possa gerar valor. Dentro de alguns aspectos da inovação, segundo o autor, a inovação pode ser mensurada por grau de inovação, inovação contínua ou descontínua, nível da inovação (frente aos componentes ou arquitetura da organização) ou ciclo da inovação.
A contribuição do autor de maneira leve e com muito valor teórico sobre a capacidade das organizações em manter o negócio operante, seja ele qual for, e ainda assim ser capaz de contribuir com ideias inovadoras continuamente. A inovação não é necessariamente apenas a abertura de novos mercados, novos produtos, seja de maneira disruptiva ou radical, mas também ressignificar e servir mercados já existentes, agregando valor aos produtos e serviços que já existem. "Ao mesmo tempo, o desenvolvimento de novos produtos é uma capacidade importante, pois o ambiente está constantemente mudando." (TIDD, 2015, p. 9).
Isso evidencia aquilo que eu acredito por inovação: gerar valor!
Inovação é o processo de transformar ideias em realidade e lhes capturar o valor.
Inovar é diferente de inventar, não importa o quão boa seja sua ideia, mas só isso não é garantia de sucesso. É necessário atenção aos processos, gestão de projetos, gestão financeira, comportamento organizacional e gestão da inovação.
Umas das principais abordagens do autor que me chamou atenção foi que “a vantagem competitiva pode advir do tamanho ou patrimônio, entre outros fatores, o cenário está gradativamente mudando em favor daquelas organizações que conseguem mobilizar conhecimento e avanços tecnológicos e conceber a criação de novidades em suas ofertas é na forma como criam e lançam” (TIDD, 2015, p.6)
Inovação é a ferramenta específica dos empreendedores, é o meio pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para iniciar um negócio ou serviço diferente do que já existe. Pode ser apresentada como uma disciplina: aprendida ou praticada. - Peter Drucker. 1985 - Innovation and Entrepreneurship - Nova York, Harper and Row.
TIDD, Joe; BESSANT, John. Gestão da Inovação. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. 633 p.
Comments